Face
Apesar dos avanços na área da cosmética com cremes e produtos que em muito contribuem para melhorar a qualidade da pele e retardar o envelhecimento da face. A cirurgia ainda é necessária em muitos pacientes.
Ritidoplastia ou “lifting da face” (plástica do rosto) é a cirurgia que corrige os excessos de pele, pés de galinha, gordura e flacidez da face, além de reposicionar a musculatura deslocada com o envelhecimento.
É realizada através de um corte na pele anterior as orelhas, contornando-as e seguindo em direção ao couro cabeludo na região posterior o que permite que a cicatriz fique muito bem escondida.
Para melhorar o resultado e definir o contorno facial e cervical (pescoço) associa-se a lipoaspiração da região submandibular, a cirurgia das pálpebras para rejuvenescer a região dos olhos, o lifting de testa para corrigir a flacidez ou testa franzida, além de outros procedimentos estéticos como botox®, peelings e preenchimentos no mesmo ato cirúrgico.
A associação desses procedimentos complementares permite a obtenção de um resultado mais harmônico e natural, que realmente melhoram a autoestima do paciente.
Nariz
Apresenta-se com muitas variações em função de origem étnica e racial com formatos, angulações e tamanhos diferentes.
A Rinoplastia (plástica do nariz) é a cirurgia que corrige a forma e a proporção do nariz em relação à face, ajusta o tamanho ou formato do nariz, a largura das narinas, o ângulo entre o nariz e o lábio superior trazendo harmonia a essa relação.
Pode ser realizada, a depender da indicação para cada paciente, pela via aberta (com corte pela columela) ou fechada (sem cortes aparentes).
A cirurgia do nariz também pode corrigir dificuldade respiratória causada por alterações congênitas e fraturas no nariz.
Este procedimento pode ser realizado em Day – hospital, com alta no mesmo dia.
Pálpebras
As pálpebras sofrem muito com o envelhecimento e com o clima, pesam sobre esta delicada estrutura também alterações relacionadas à visão.
O aumento da flacidez das estruturas de sustentação, flacidez da pele e aumento das bolsas de gordura levam a alterações estéticas e funcionais das pálpebras ocasionando aquele olhar cansado e envelhecido que vemos nas pessoas com mais idade.
A blefaroplastia(plástica das pálpebras) superior, inferior ou de ambas, corrige os excessos de pele, a flacidez e as bolsas de gordura das pálpebras, renova o olhar e a expressão facial perdidos com o passar do tempo, traz uma expressão mais jovial, descansada e alerta ao paciente e melhora da autoestima.
Associamos muitas vezes a suspensão das sobrancelhas para dar um contorno mais vivo ao olhar e a região dos olhos.
Realizada com pequenas incisões nas dobras das pálpebras, tem resultado estético muito bom e com cicatriz quase imperceptível.
Este procedimento pode ser realizado em Day – hospital, com alta no mesmo dia.
Orelha
Esta pequena e delicada deformidade, é causa frequente de problemas psicológicos e sociais principalmente em crianças, que são vítimas de “bullying” na escola, na rua e no edifício, ocasionando depressão, afastamento do convívio com os colegas, perda de ano escolar e até em casos mais graves de alterações psicológicas que necessitam intervenção de um profissional.
Portanto os pais devem ficar atentos quando a criança começar a sofrer e devem intervir o mais rápido possível para que isso não se torne um problema maior.
A Otoplastia é a cirurgia plástica para correção das orelhas de abano é realizada com corte atrás da orelha que fica muito bem escondido e não é facilmente percebido.
Na cirurgia é realizada uma modelagem da cartilagem para que ele volte a uma posição agradável esteticamente e comconsequente melhora da autoestima do paciente.
Este procedimento pode ser realizado em Day – hospital, com alta no mesmo dia.
Mastoplastia redutora
As mamas sofrem mudanças ao longo das fases do desenvolvimento e da vida da mulher. Desde a adolescência, passando pela fase adulta, pela amamentação e chegando a terceira idade. A menopausa e a terceira idade que ocasionam uma substituição do parênquima(tecido) mamário por gordura, causando flacidez.
Atualmente este órgão tem sido foco de atenção dos médicos, do governo e dos serviços especializados principalmente para a prevenção e o tratamento das doenças benignas e malignas que podem acometê- la.
Em algumas mulheres as mamas se desenvolvem demasiadamente ocasionando desconforto e mal-estar. Para estas pacientes a cirurgia de redução das mamas está indicada.
A cirurgia de diminuição das mamas é a cirurgia plástica que tem como principais objetivos:
- Redução do tamanho das mamas;
- Deixá-las semelhantes, simétricas e proporcionais ao tórax da paciente;
- Suspensão da mama ptosada (caída);
A redução do tamanho se dá através da retirada do excesso de gordura, tecido glandular e pele. Até obter resultado satisfatório de tamanho, forma e proporcionalidade.
É mais indicada para pacientes portadoras de mamas volumosas, desproporcionais, assimétricas e caídas (ptose), com alterações posturais e dores nas costas.
Estas pacientes se beneficiam muito deste procedimento tendo o alívio necessário.
Este procedimento pode ser realizado em Day – hospital, com alta no mesmo dia.
Para saber mais acesse o site da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.
Mastopexia ou cirurgia de suspensão das mamas
Estrutura fundamental na sexualidade e estética do contorno corporal feminino esta glândula também desempenha importantes funções no organismo, como produção de leite e hormônios.
As mamas sofrem mudanças ao longo das fases do desenvolvimento e da vida da mulher. Desde a adolescência, com o início da produção de hormônios que levam ao seu aparecimento e formação até a gravidez, lactação e amamentação que levam à maior modificação da estrutura e da forma da mama durante a vida da mulher.
A menopausa e a terceira idade que ocasionam uma substituição do parênquima( tecido) mamário por gordura, causando flacidez.
Em algumas mulheres as mamas caem (ptose) demasiadamente principalmente após a amamentação e na terceira idade, ocasionando desconforto e mal-estar estéticos.
Para estas pacientes a Mastopexia (suspensão da mama ) procedimento que tem como principal objetivo a elevação da mama ptosada (caída) é a cirurgia plástica indicada.
A elevação se dá através de técnicas de montagem das estruturas da mama, uso de próteses de silicone e de técnicas que retiram o excesso de pele, proporcionando uma maior sustentação às mamas.
A cirurgia é indicada para pacientes portadoras de mamas caídas (ptose), assimetrias, com pouco ou muito volume mamário.
Estas pacientes se beneficiam muito desse procedimento com melhora do contorno corporal e da proporcionalidade das mamas com o tórax feminino.
Este procedimento pode ser realizado em Day – hospital, com alta no mesmo dia.
Quer saber mais? Acesse o site da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.
Prótese de mama
Estrutura fundamental na sexualidade e estética do contorno corporal feminino as mamas sofrem mudanças ao longo das fases do desenvolvimento e da vida da mulher.
Em algumas mulheres as mamas se desenvolvem pouco (hipomastia), em outras principalmente após a amamentação e na terceira idade há uma reabsorção de tecido mamário ocasionando atrofia e ptose (diminuição e queda).
Há ainda os casos em que a paciente insatisfeita com o tamanho da sua mama, deseja apenas uma mama mais volumosa.
Para estas pacientes a cirurgia de prótese de mama (prótese de silicone) está bem indicada.
Atualmente no Brasil a cirurgia para a inclusão de Prótese mamária é uma das cirurgias estéticas mais realizadas. Essa intervenção cirúrgica deve ser realizada apenas com próteses de silicone regulamentadas pela ANVISA.
Essas próteses são introduzidas na região mamária e produzem um aumento imediato do volume mamário trazendo proporcionalidade ao tórax e ao corpo da mulher uma melhora significativa. Sem falar que autoestima da paciente aumenta muito mais.
São introduzidas por três principais vias a depender da indicação para cada paciente:
- Sulco mamário: com um corte pequeno na dobra inferior da mama;
- Axila: com corte na região axilar, que fica escondida nos vincos naturais da axila;
- Aréola: com corte acompanhando o contorno da aréola, disfarçando a cicatriz;
Este procedimento pode ser realizado em Day – hospital, com alta no mesmo dia.
Para maiores informações acesse o site da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.
Abdômen (abdome)
Por ser uma estrutura de contenção de vários órgãos vitais, passar pelas variações de forma causada pela gravidez, o envelhecimento, variações de peso que ocasionam acúmulo de gordura, flacidez da pele e desarranjo da musculatura.
A Abdominoplastia é a cirurgia plástica para correção da forma, do excesso de pele, assim como para o reposicionamento do umbigo e da musculatura do abdômen.
Realizada através de uma corte em forma de arco na região inferior do abdome conseguimos retirar os excessos de pele e gordura e reposicionar a musculatura e o umbigo devolvendo a forma e o contorno perdido ao longo do tempo.
Na maioria das vezes associamos também, a lipoaspiração do abdômen e flancos, que em conjunto com a abdominoplastia proporcionam melhor definição da cintura e do contorno corporal levando a um aspecto estético mais agradável e uma melhora da autoestima do paciente.
Este procedimento pode ser realizado em Day – hospital, com alta no mesmo dia.
Lipoescultura e Lipoaspiração
O seu advento permitiu fazer grandes retiradas de gordura com cortes mínimos, o que até então só era possível com grandes incisões.
Esse conceito antigo de lipoaspiração para realizar grandes retiradas de gordura e proporcionar perda de peso e medida ao paciente, mudou ao longo dos anos com o melhor conhecimento científico a respeito da cirurgia.
Atualmente a lipoaspiração tem sua melhor indicação para corrigir os excessos localizados de gordura no abdômen, flancos, culotes, dorso, pernas, braços e papadas, são cirurgias muito menos agressivas e com menor risco aos pacientes.
Os materiais utilizados também passaram por modificações e aperfeiçoamento e hoje causam menos danos aos tecidos e permitem uma recuperação mais favorável após o procedimento.
O Cuidado pós-operatório também evoluiu bastante, o uso de malhas compressivas, a realização de drenagens linfáticas e por ultrassom também contribuiu para melhorar os resultados e para uma recuperação do inchaço e da roxidãomais rapidamente.
A percepção de que a gordura retirada, desde com os devidos cuidados, também pode ser transferida de uma determinada região para outra, para definir, corrigir, preencher e aumentar a área escolhida (glúteo, mão, etc..), mudou o paradigma da lipoaspiração, permitindo que se utilizasse uma parte desta gordura para realizar uma escultura desse paciente, criando o conceito de LIPOESCULTURA com ela obtemos uma melhor definição do contorno corporal e consequente melhora da autoestima.
Este procedimento pode ser realizado em Day – hospital, com alta no mesmo dia.
Para mais informações acesse o site da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.
Prótese de Glúteo (gluteoplastia)
A cirurgia para o aumento dos glúteos esta indicado para pacientes com a musculatura glútea ( bumbum) pouco desenvolvida, ou naquelas que desejam um aumento para melhor definição do contorno corporal e da autoestima.
A gluteoplastia é a cirurgia para aumento e definição do glúteo, com o uso de próteses de silicone, regulamentadas pela ANVISA, posicionada entre a musculatura glútea.
Esta é introduzida por pequeno corte entre os dois glúteos, por onde conseguimos introduzir a prótese e posicioná-la em cada lado definitivamente.
Após a recuperação não há alteração ou restrição a qualquer atividade física ou esportiva.
Botox®
Acesse o site da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e entenda melhor esse procedimento.
Bioplastia
O efeito aparece após a resolução de edema.
O tempo de duração do resultado é variável, dependendo da substância aplicada.
Para maiores informações acesse o site da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.
Braço
Nos braços isto também ocorre. O excesso de pele e gordura é depositado principalmente na parte posterior dos braços, gerando a incômoda e famosa gordura do tchauzinho que tanto aflige as pacientes.
Nos pacientes com pouca gordura nos braços, realizamos apenas a lipoaspiração que na maioria desses casos corrige e define esse contorno sem a necessidade de grandes cortes.
O “lifting de braço” ou dermolipectomia braquial é a cirurgia plástica para corrigir o excesso de pele e gordura na região dos braços. É indicada para os pacientes em que a lipoaspiração sozinha não apresentaria bons resultados.
Pode ser realizado com vários tipos de técnicas a depender de cada caso específico e também associamos a lipoaspiração do local para definir melhor o contorno do membro e proporcionar melhor resultado estético.
Este procedimento pode ser realizado em Day – hospital, com alta no mesmo dia.
Perna e Coxa
Informações mais detalhadas no site da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.
Pós bariátrica
As causas são muitas e a conjunção desses fatores como sedentarismo, alimentação inadequada, stress, e o ritmoda vida urbana contribuem para o desenvolvimento desse estado.
A cirurgia bariátrica ou cirurgia de redução de estômago tem sido um importante meio no tratamento dos pacientes com quadro de obesidade grave, determina uma perda de peso volumosa e duradoura, porém com sequelas estéticas importantes advindas do emagrecimento volumoso( efeito sanfona ou efeito ioiô). São elas:
- Abdome em avental: excesso de pele do abdome que forma uma dobradura ou quebra sobre a linha inguinal;
- Ptose e hipomastia: perda do volume mamário e queda da mama;
- Lipodistrofia de coxa: flacidez de pele e gordura na região da coxa
- Lipodistrofia Braços: flacidez de pele e gordura dos braços;
- Lipodistrofia Face: flacidez de pele e gordura da face formando a papada;
- Lipodistrofia de dorso: flacidez de pele e gordura no dorso, sendo necessário uma torsoplastia para a correção;
Estes pacientes têm sido cada vez mais frequentes nos consultórios de cirurgia plástica e suas correções são em geral realizadas em múltiplos estágios.
Com o tratamento e acompanhamento ao longo prazo consegue-se obter sucesso estético e em qualidade de vida com melhora substancial da autoestima.
Reconstrução de mama
O desenvolvimento de cirurgias menos mutiladoras, tratamento oncológico, associado ao avanço da tecnologia dos materiais médicos tem levado a uma melhora substancial da qualidade das reconstruções mamárias e da qualidade de vida das pacientes submetidas à mastectomia.
Toda doença benigna ou maligna que deforme a anatomia e o contorno das mamas de um paciente necessita de tratamento multidisciplinar com mastologista e cirurgião plástico para a sua reconstrução.
Existem atualmente várias técnicas para as reconstruções de mama a depender de cada caso especificamente:
- expansor mamário;
- prótese de mama;
- reconstrução com músculo grande dorsal;
- reconstrução com TRAM;
- Independente da forma optada para a reconstrução o que temos visto são pacientes com boa qualidade de vida e satisfação estética após o tratamento reconstrutor;