A clínica Eyercorpe atende a diferentes especialidades de cirurgia plástica:

Face

É o nosso cartão de visitas, é a nossa primeira impressão e sofre com o passar do tempo e com o nosso clima tropical.
Apesar dos avanços na área da cosmética com cremes e produtos que em muito contribuem para melhorar a qualidade da pele e retardar o envelhecimento da face. A cirurgia ainda é necessária em muitos pacientes.
Ritidoplastia ou “lifting da face” (plástica do rosto) é a cirurgia que corrige os excessos de pele, pés de galinha, gordura e flacidez da face, além de reposicionar a musculatura deslocada com o envelhecimento.
É realizada através de um corte na pele anterior as orelhas, contornando-as e seguindo em direção ao couro cabeludo na região posterior o que permite que a cicatriz fique muito bem escondida.
Para melhorar o resultado e definir o contorno facial e cervical (pescoço) associa-se a lipoaspiração da região submandibular, a cirurgia das pálpebras para rejuvenescer a região dos olhos, o lifting de testa para corrigir a flacidez ou testa franzida, além de outros procedimentos estéticos como botox®, peelings e preenchimentos no mesmo ato cirúrgico.
A associação desses procedimentos complementares permite a obtenção de um resultado mais harmônico e natural, que realmente melhoram a autoestima do paciente.

Nariz

O nariz é a estrutura central do nosso rosto, com anatomia ímpar e destacada na fisionomia facial.
Apresenta-se com muitas variações em função de origem étnica e racial com formatos, angulações e tamanhos diferentes.
A Rinoplastia (plástica do nariz) é a cirurgia que corrige a forma e a proporção do nariz em relação à face, ajusta o tamanho ou formato do nariz, a largura das narinas, o ângulo entre o nariz e o lábio superior trazendo harmonia a essa relação.
Pode ser realizada, a depender da indicação para cada paciente, pela via aberta (com corte pela columela) ou fechada (sem cortes aparentes).
A cirurgia do nariz também pode corrigir dificuldade respiratória causada por alterações congênitas e fraturas no nariz.

Este procedimento pode ser realizado em Day – hospital, com alta no mesmo dia.

Pálpebras

Esta delicada e importante estrutura localizada na face, protege, dá vida e expressa sentimentos e sensações. Seus movimentos rápidos e repetitivos protegem a córnea e a lubrifica. Como moldura dessa região a sobrancelha dá vida, formas e contornos que caracterizam a personalidade e a fisionomia de cada pessoa.
As pálpebras sofrem muito com o envelhecimento e com o clima, pesam sobre esta delicada estrutura também alterações relacionadas à visão.
O aumento da flacidez das estruturas de sustentação, flacidez da pele e aumento das bolsas de gordura levam a alterações estéticas e funcionais das pálpebras ocasionando aquele olhar cansado e envelhecido que vemos nas pessoas com mais idade.
A blefaroplastia(plástica das pálpebras) superior, inferior ou de ambas, corrige os excessos de pele, a flacidez e as bolsas de gordura das pálpebras, renova o olhar e a expressão facial perdidos com o passar do tempo, traz uma expressão mais jovial, descansada e alerta ao paciente e melhora da autoestima.
Associamos muitas vezes a suspensão das sobrancelhas para dar um contorno mais vivo ao olhar e a região dos olhos.
Realizada com pequenas incisões nas dobras das pálpebras, tem resultado estético muito bom e com cicatriz quase imperceptível.

Este procedimento pode ser realizado em Day – hospital, com alta no mesmo dia.

Orelha

A “orelha em abano” (orelha de abano) é uma pequena, mas importante, alteração anatômica das orelhas, onde há uma abertura maior que o normal delas em relação à cabeça.
Esta pequena e delicada deformidade, é causa frequente de problemas psicológicos e sociais principalmente em crianças, que são vítimas de “bullying” na escola, na rua e no edifício, ocasionando depressão, afastamento do convívio com os colegas, perda de ano escolar e até em casos mais graves de alterações psicológicas que necessitam intervenção de um profissional.
Portanto os pais devem ficar atentos quando a criança começar a sofrer e devem intervir o mais rápido possível para que isso não se torne um problema maior.
A Otoplastia é a cirurgia plástica para correção das orelhas de abano é realizada com corte atrás da orelha que fica muito bem escondido e não é facilmente percebido.
Na cirurgia é realizada uma modelagem da cartilagem para que ele volte a uma posição agradável esteticamente e comconsequente melhora da autoestima do paciente.
Este procedimento pode ser realizado em Day – hospital, com alta no mesmo dia.

Mastoplastia redutora

A mama, estrutura fundamental na sexualidade e estética do contorno corporal feminino. Esta glândula também desempenha importantes funções no organismo, como produção de leite e hormônios.

As mamas sofrem mudanças ao longo das fases do desenvolvimento e da vida da mulher. Desde a adolescência, passando pela fase adulta, pela amamentação e chegando a terceira idade. A menopausa e a terceira idade que ocasionam uma substituição do parênquima(tecido) mamário por gordura, causando flacidez.

Atualmente este órgão tem sido foco de atenção dos médicos, do governo e dos serviços especializados principalmente para a prevenção e o tratamento das doenças benignas e malignas que podem acometê- la.

Em algumas mulheres as mamas se desenvolvem demasiadamente ocasionando desconforto e mal-estar. Para estas pacientes a cirurgia de redução das mamas está indicada.

A cirurgia de diminuição das mamas é a cirurgia plástica que tem como principais objetivos:

  • Redução do tamanho das mamas;
  • Deixá-las semelhantes, simétricas e proporcionais ao tórax da paciente;
  • Suspensão da mama ptosada (caída);

A redução do tamanho se dá através da retirada do excesso de gordura, tecido glandular e pele. Até obter resultado satisfatório de tamanho, forma e proporcionalidade.

É mais indicada para pacientes portadoras de mamas volumosas, desproporcionais, assimétricas e caídas (ptose), com alterações posturais e dores nas costas.

Estas pacientes se beneficiam muito deste procedimento tendo o alívio necessário.

Este procedimento pode ser realizado em Day – hospital, com alta no mesmo dia.

Para saber mais acesse o site da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

Mastopexia ou cirurgia de suspensão das mamas

Toda e qualquer expressão artística que usa a representação feminina, seja ela artes plásticas, escultura, teatro, cinema e até em poemas, os seios são retratos da sensualidade, harmonia física e maternidade feminina.
Estrutura fundamental na sexualidade e estética do contorno corporal feminino esta glândula também desempenha importantes funções no organismo, como produção de leite e hormônios.
As mamas sofrem mudanças ao longo das fases do desenvolvimento e da vida da mulher. Desde a adolescência, com o início da produção de hormônios que levam ao seu aparecimento e formação até a gravidez, lactação e amamentação que levam à maior modificação da estrutura e da forma da mama durante a vida da mulher.
A menopausa e a terceira idade que ocasionam uma substituição do parênquima( tecido) mamário por gordura, causando flacidez.
Em algumas mulheres as mamas caem (ptose) demasiadamente principalmente após a amamentação e na terceira idade, ocasionando desconforto e mal-estar estéticos.
Para estas pacientes a Mastopexia (suspensão da mama ) procedimento que tem como principal objetivo a elevação da mama ptosada (caída) é a cirurgia plástica indicada.
A elevação se dá através de técnicas de montagem das estruturas da mama, uso de próteses de silicone e de técnicas que retiram o excesso de pele, proporcionando uma maior sustentação às mamas.
A cirurgia é indicada para pacientes portadoras de mamas caídas (ptose), assimetrias, com pouco ou muito volume mamário.
Estas pacientes se beneficiam muito desse procedimento com melhora do contorno corporal e da proporcionalidade das mamas com o tórax feminino.
Este procedimento pode ser realizado em Day – hospital, com alta no mesmo dia.
Quer saber mais? Acesse o site da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

Prótese de mama

Desde a antiguidade os artistas, quando precisavam definir o ser feminino, faziam dando destaque maior a mama que a outros órgãos do corpo. Com isso conseguiam retratar em pinturas e esculturas a sensualidade, a maternidade e a idade da mulher.

Estrutura fundamental na sexualidade e estética do contorno corporal feminino as mamas sofrem mudanças ao longo das fases do desenvolvimento e da vida da mulher.

Em algumas mulheres as mamas se desenvolvem pouco (hipomastia), em outras principalmente após a amamentação e na terceira idade há uma reabsorção de tecido mamário ocasionando atrofia e ptose (diminuição e queda).
Há ainda os casos em que a paciente insatisfeita com o tamanho da sua mama, deseja apenas uma mama mais volumosa.
Para estas pacientes a cirurgia de prótese de mama (prótese de silicone) está bem indicada.
Atualmente no Brasil a cirurgia para a inclusão de Prótese mamária é uma das cirurgias estéticas mais realizadas. Essa intervenção cirúrgica deve ser realizada apenas com próteses de silicone regulamentadas pela ANVISA.
Essas próteses são introduzidas na região mamária e produzem um aumento imediato do volume mamário trazendo proporcionalidade ao tórax e ao corpo da mulher uma melhora significativa. Sem falar que autoestima da paciente aumenta muito mais.
São introduzidas por três principais vias a depender da indicação para cada paciente:

  • Sulco mamário: com um corte pequeno na dobra inferior da mama;
  • Axila: com corte na região axilar, que fica escondida nos vincos naturais da axila;
  • Aréola: com corte acompanhando o contorno da aréola, disfarçando a cicatriz;

Este procedimento pode ser realizado em Day – hospital, com alta no mesmo dia.
Para maiores informações acesse o site da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

Abdômen (abdome)

O abdômen e uma das partes do corpo humano que mais passa por modificações ao longo da vida, principalmente na mulher.
Por ser uma estrutura de contenção de vários órgãos vitais, passar pelas variações de forma causada pela gravidez, o envelhecimento, variações de peso que ocasionam acúmulo de gordura, flacidez da pele e desarranjo da musculatura.
A Abdominoplastia é a cirurgia plástica para correção da forma, do excesso de pele, assim como para o reposicionamento do umbigo e da musculatura do abdômen.
Realizada através de uma corte em forma de arco na região inferior do abdome conseguimos retirar os excessos de pele e gordura e reposicionar a musculatura e o umbigo devolvendo a forma e o contorno perdido ao longo do tempo.
Na maioria das vezes associamos também, a lipoaspiração do abdômen e flancos, que em conjunto com a abdominoplastia proporcionam melhor definição da cintura e do contorno corporal levando a um aspecto estético mais agradável e uma melhora da autoestima do paciente.
Este procedimento pode ser realizado em Day – hospital, com alta no mesmo dia.

Lipoescultura e Lipoaspiração

Desde o seu desenvolvimento no inicio dos anos 80 a Lipoaspiração vem sofrendo aperfeiçoamentos contínuos e hoje é uma das cirurgias estéticas mais realizadas no mundo.
O seu advento permitiu fazer grandes retiradas de gordura com cortes mínimos, o que até então só era possível com grandes incisões.
Esse conceito antigo de lipoaspiração para realizar grandes retiradas de gordura e proporcionar perda de peso e medida ao paciente, mudou ao longo dos anos com o melhor conhecimento científico a respeito da cirurgia.
Atualmente a lipoaspiração tem sua melhor indicação para corrigir os excessos localizados de gordura no abdômen, flancos, culotes, dorso, pernas, braços e papadas, são cirurgias muito menos agressivas e com menor risco aos pacientes.
Os materiais utilizados também passaram por modificações e aperfeiçoamento e hoje causam menos danos aos tecidos e permitem uma recuperação mais favorável após o procedimento.
O Cuidado pós-operatório também evoluiu bastante, o uso de malhas compressivas, a realização de drenagens linfáticas e por ultrassom também contribuiu para melhorar os resultados e para uma recuperação do inchaço e da roxidãomais rapidamente.
A percepção de que a gordura retirada, desde com os devidos cuidados, também pode ser transferida de uma determinada região para outra, para definir, corrigir, preencher e aumentar a área escolhida (glúteo, mão, etc..), mudou o paradigma da lipoaspiração, permitindo que se utilizasse uma parte desta gordura para realizar uma escultura desse paciente, criando o conceito de LIPOESCULTURA com ela obtemos uma melhor definição do contorno corporal e consequente melhora da autoestima.
Este procedimento pode ser realizado em Day – hospital, com alta no mesmo dia.
Para mais informações acesse o site da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

Prótese de Glúteo (gluteoplastia)

Como a busca pelo corpo perfeito é muito importante em nosso país tropical a definição de um contorno corporal esteticamente belo atinge todas as estruturas do corpo, sendo o bumbum uma das mais importantes no corpo da brasileira.
A cirurgia para o aumento dos glúteos esta indicado para pacientes com a musculatura glútea ( bumbum) pouco desenvolvida, ou naquelas que desejam um aumento para melhor definição do contorno corporal e da autoestima.
A gluteoplastia é a cirurgia para aumento e definição do glúteo, com o uso de próteses de silicone, regulamentadas pela ANVISA, posicionada entre a musculatura glútea.
Esta é introduzida por pequeno corte entre os dois glúteos, por onde conseguimos introduzir a prótese e posicioná-la em cada lado definitivamente.
Após a recuperação não há alteração ou restrição a qualquer atividade física ou esportiva.

Botox®

Procedimento estético, realizado em consultório, em que se aplica toxina botulínica para amenizar as linhas e vincos de expressão da face e “pés de galinha”. O objetivo é proporcionar rejuvenescimento facial sem a necessidade de cirurgias ou internação.O efeito inicia com 7 dias e pode ter duração variável em cada paciente.
Acesse o site da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e entenda melhor esse procedimento.

Bioplastia

É procedimento estético, realizado em consultório, em que se aplica substância adequada ao preenchimento e remodelamento das falhas, sulcos, vincos e depressões da face, mãos e outras partes do corpo, sem a necessidade de cirurgia.
O efeito aparece após a resolução de edema.
O tempo de duração do resultado é variável, dependendo da substância aplicada.
Para maiores informações acesse o site da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

Braço

Nos Pacientes que sofreram grandes perdas de peso, por dieta ou por cirurgia bariátrica, ocorre uma perda do tônus natural da pele em todo o corpo levando a flacidez, o conhecido efeito sanfona.
Nos braços isto também ocorre. O excesso de pele e gordura é depositado principalmente na parte posterior dos braços, gerando a incômoda e famosa gordura do tchauzinho que tanto aflige as pacientes.
Nos pacientes com pouca gordura nos braços, realizamos apenas a lipoaspiração que na maioria desses casos corrige e define esse contorno sem a necessidade de grandes cortes.
O “lifting de braço” ou dermolipectomia braquial é a cirurgia plástica para corrigir o excesso de pele e gordura na região dos braços. É indicada para os pacientes em que a lipoaspiração sozinha não apresentaria bons resultados.
Pode ser realizado com vários tipos de técnicas a depender de cada caso específico e também associamos a lipoaspiração do local para definir melhor o contorno do membro e proporcionar melhor resultado estético.
Este procedimento pode ser realizado em Day – hospital, com alta no mesmo dia.

Perna e Coxa

O “lifting de coxa” é a cirurgia para corrigir o excesso de pele e gordura na região das coxas, normalmente associada a grandes perdas de peso. Associa-se também a lipoaspiração do local para definir melhor o contorno do membro e proporcionar melhor resultado estético.
Informações mais detalhadas no site da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

Pós bariátrica

A obesidade atualmente tem sido tratada com problema de saúde pública, pois já atinge aproximadamente 10% da população.

As causas são muitas e a conjunção desses fatores como sedentarismo, alimentação inadequada, stress, e o ritmoda vida urbana contribuem para o desenvolvimento desse estado.

A cirurgia bariátrica ou cirurgia de redução de estômago tem sido um importante meio no tratamento dos pacientes com quadro de obesidade grave, determina uma perda de peso volumosa e duradoura, porém com sequelas estéticas importantes advindas do emagrecimento volumoso( efeito sanfona ou efeito ioiô). São elas:

  • Abdome em avental: excesso de pele do abdome que forma uma dobradura ou quebra sobre a linha inguinal;
  • Ptose e hipomastia: perda do volume mamário e queda da mama;
  • Lipodistrofia de coxa: flacidez de pele e gordura na região da coxa
  • Lipodistrofia Braços: flacidez de pele e gordura dos braços;
  • Lipodistrofia Face: flacidez de pele e gordura da face formando a papada;
  • Lipodistrofia de dorso: flacidez de pele e gordura no dorso, sendo necessário uma torsoplastia para a correção;

Estes pacientes têm sido cada vez mais frequentes nos consultórios de cirurgia plástica e suas correções são em geral realizadas em múltiplos estágios.

Com o tratamento e acompanhamento ao longo prazo consegue-se obter sucesso estético e em qualidade de vida com melhora substancial da autoestima.

Reconstrução de mama

Nos últimos anos temos visto um aumento importante no diagnóstico precoce das doenças das mamas tanto benignas, quanto malignas, independente da idade do paciente.
O desenvolvimento de cirurgias menos mutiladoras, tratamento oncológico, associado ao avanço da tecnologia dos materiais médicos tem levado a uma melhora substancial da qualidade das reconstruções mamárias e da qualidade de vida das pacientes submetidas à mastectomia.
Toda doença benigna ou maligna que deforme a anatomia e o contorno das mamas de um paciente necessita de tratamento multidisciplinar com mastologista e cirurgião plástico para a sua reconstrução.
Existem atualmente várias técnicas para as reconstruções de mama a depender de cada caso especificamente:

  • expansor mamário;
  • prótese de mama;
  • reconstrução com músculo grande dorsal;
  • reconstrução com TRAM;
  • Independente da forma optada para a reconstrução o que temos visto são pacientes com boa qualidade de vida e satisfação estética após o tratamento reconstrutor;

Ginecomastia

É o aumento da mama masculina, que pode ser às custas de um aumento da glândula mamária masculina ou por um maior depósito de gordura. Atualmente esta cirurgia é realizada com lipoaspiração e complemento com pequena incisão peri areolar para a retirada de tecido para exame.